Zdjêcia

Photographer's Note

A expedição do bandeirante Fernão Dias teria passado pela região de Piedade do Paraopeba ainda em
1674, criando ali pontos de apoio para a exploração do território.

Esses pontos de apoio podem ser considerados os primeiros povoados mineiros, sendo o mais antigo o de Ibituruna, criado ainda em 1674. No ano seguinte foi a vez de São Pedro do Paraopeba (hoje se chama Santana, um distrito do município de Moeda). O terceiro teria sido justamente Piedade do Paraopeba, onde está localizada a igreja fotografada.

É bem provável que a primeira capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade tenha sido erigida ainda nas décadas finais do séc. XVII. No início do século XVIII, com o avanço da ocupação da região, a capela possivelmente passou por melhoramentos, tendo sido reconstruída ao menos uma vez. Uma viga de madeira com a inscrição 1713 em algarismos romanos encontrada possivelmente se refira à data da primeira reconstrução da capela.

Fonte: http://portal1.brumadinho.mg.gov.br/


All Rights Reserved: Luis Gustavo Copyright. Use in any form is forbidden without the written permission of the photographer.

Direitos Autorais Reservados: A presente fotografia é obra intelectual protegida pela Lei 9.610/1.998, sendo proibida a reprodução por qualquer meio sem a prévia autorização por escrito do autor. Favor contatar Luis Gustavo.

Photo Information
Viewed: 1218
Points: 58
Discussions
Additional Photos by Luis Gustavo (LuisGustavoLima) Gold Star Critiquer/Gold Note Writer [C: 753 W: 0 N: 1151] (4694)
View More Pictures
explore TREKEARTH