Zdjêcia

Photographer's Note

A Igreja de São Francisco veio substituir a capelinha dedicada a Nossa Senhora dos Anjos, fundada pela arquiconfraria do Cordão de São Francisco dos Homens Pardos. A Igreja apresenta um barroco singelo e despretencioso.

O templo definitivo teve sua ereção autorizada por provisão de 6 de julho de 1772.

Os trabalhos de construção foram iniciados nas alturas de 1781, porém só terminaram em 1868. Em sua visita pastoral à cidade de Sabará, relizada no ano de 1822, o então bispo de Mariana, Dom Frei José da Santíssima Trindade, observava que a igreja possuía "três altares muito pobres mas com ornamentos decentes para o diário" e se achava "por acabar".

Naquele mesmo ano, ainda se trabalhava nas obras de cantaria.

Em decorrência, certamente da insuficiêcia de re cursos, a ornamentação interior não chegou a completar-se em grandeza equivalente às proporções da igreja.

Sua arquitetura destaca-se pela fachada em alvenaria de pedra, com cunhais, cimalha e enquadramento dos vãos em cantaria. Frontão ondulado entre torres quadrangulares, arrematadas em forma piramidal. Possue duas seteiras e sineira vazada em cada flanco com duas janelas abalconadas na altura do coro. Porta principal com folhas almofadadas, encimadas por nicho e emblema em cantaria.

A nave tem paredes de alvenaria de pedra, enquadramento dos vãos em cantaria, piso de tábuas lisas com pintura simples, dois altares embutidos e duas grades.

No arco-cruzeiro, de cantaria, ficam os púlpitos com parapeito gradeado.

A Igreja possui piso tabuado, tribunas laterais com grade de madeira torneada e teto com pintura decorativa. A pintura do forro da capela-mor representa Nossa Senhora Rainha dos Anjos e figuras dos Evangelistas. O altar-mor, com pintura fingindo colunas, é encimado por composição simbólica alusiva a São Francisco.

É ladeada por dois corredores, com paredes parte em adobe, parte em pedra, que seguem até a sacristia, atrás da capela-mor.

Sobre a sacristia, existe um segundo piso destinado ao consistório.

Os altares da nave são ainda mais simples, dentro do mesmo recurso de madeira pintada. Os balaústres do coro e da nave e, de modo especial, as tribunas da capela-mor emprestam uma certa nobreza a um interior assim tão despojado.

A igreja possui boas peças de imaginária, a exemplo do Senhor Morto, de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, merecendo também ser vistos os expressivos santos de roca.

Fonte: www.sabaranet.com.br

Uma pena o poder público não retirar a fiação elétrica da frente da Igreja, e em toda cidade em geral, polui muito o visual da cidade, que é bonita, por isso preferi não retira-los com o PP, para que possam ver realmente como é o local.

Abraço a todos!

Photo Information
Viewed: 5427
Points: 40
Discussions
  • None
Additional Photos by Lucas Vieira (lucasgalodoido) Gold Star Critiquer/Gold Star Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 5891 W: 190 N: 7576] (26678)
View More Pictures
explore TREKEARTH