Photographer's Note
A old window in Cacém city.
A história de Agualva-Cacém é muito antiga, com raízes que remontam à época da dominação Romana (estações arqueológicas de S. Marcos e Colaride) e à pré-história, de que é testemunho a Anta da Agualva (classificada como monumento nacional desde 16 de Junho de 1910).
Do património histórico-cultural salienta-se ainda a igreja de Nossa Senhora da Consolação, talvez da primeira metade do século XVI, a feira de Agualva, uma das mais antigas da região saloia (realiza-se regularmente no mesmo local desde 1713), as grutas de Colaride e alguns núcleos de arquitectura popular saloia. Dos moinhos, a maior parte foi destruída; existindo apenas vestígios de alguns deles.
Os documentos mais antigos que se conhecem, relativos a esta região, datam do séc. XIII. Porém, há numerosos artigos publicados sobre esta temática, em particular, no “Aqua-Alba”, boletim informativo da Junta de Freguesia, bem como documentação dispersa no Arquivo Histórico de Sintra e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Mais recentemente, no ano de 2000, a Junta de Freguesia de Agualva-Cacém publicou a obra "AGUALVA-CACÉM e a sua História".
A certidão da antiguidade de Agualva-Cacém é-nos dada pelos diferentes achados que comprovam a ocupação humana desde tempos idos. Os próprios topónimos podem ter a sua origem nesses tempos: Agualva, do latim "aqua alba" (água alva) e Cacém do árabe "qasim" (aquele que divide), que evoluiu para Kazem e Kacem.
A História de Agualva-Cacém, enquanto região Portuguesa, remonta à reconquista cristã de Lisboa e Sintra aos Mouros em 1147, por D. Afonso Henriques. A primeira referência conhecida surge nas inquirições Afonsinas de 1220.
Agualva e Cacém já eram povoados no séc. XII, sendo a grande maioria dos casais e herdades propriedade das ordens religiosas. Nos séculos seguintes o povoamento expande-se mas o aumento demográfico nunca foi muito significativo nesta zona rural.
No final do séc. XVIII Agualva-Cacém teria cerca de 450 habitantes e em meados do séc. XIX cerca de 500. A 3 de Junho de 1709 é dado alvará à feira de Agualva com o objectivo de manter a ermida de Nª. Sra. da Consolação.
A ligação entre Lisboa e Sintra por caminho-de-ferro apressa o aumento demográfico marcando o destino de Agualva-Cacém. Para trás ficam os tempos em que a ribeira das Jardas fertilizava as terras e movia as azenhas, oferecendo-se aos banhos da miudagem, aos amantes da pesca e aos piqueniques das famílias em férias.
Agualva e Cacém unem-se, a 15 de Maio 1953, para formar a freguesia de Agualva-Cacém. Nas décadas seguintes Agualva-Cacém transforma-se numa das áreas suburbanas da grande Lisboa e conhece, então, uma explosão ao nível da construção civil, que se traduziu numa urbanização onde os níveis de qualidade de vida nem sempre foram tidos em conta.
Galmeida oznaczy³ to zdjêcie jeko u¿yteczne
Critiques | Translate
designsoul
(17843) 2005-07-16 12:15
Hello Fernando,
Very lovely shot, beautiful window. Unfortunately, I cannot read Portuguese, but the image speaks for itself. Beautiful colours, too.
Sarolta
ClintMalpaso (383) 2005-07-16 12:29 [Comment]
ElSato
(824) 2005-07-16 12:48
Fernando,
Very beautiful. I love the way that the edges of the tiles break up the smooth, flowing lines of the design on the tiles. Also the luminous quality of the top of the window -- it looks like it's glowing! And so much more: the texture of the walls, the fact that whoever lives here has used curtains that match the colours of the window decorations, the shadow on the top half of the photo that stops in the face of hard sunshine halfway down, the slant of the street.
So much to look at -- very very nice!
Lee
leonorkuhn
(16237) 2005-07-16 13:13
Olá Fernando,
Já estava com saudades das suas fotos. Linda janela azul, com um belo trabalho em azulejos. Você está descobrindo preciosidades. As cores estão ótimas, excelente luminosidade, textura, sharp. Parabéns
Um abraço do Brasil,
Leonor
Graal
(103040) 2005-07-16 13:37
Beautiful window, Fernando. I like the composition, colours and sharpness. Well done.
Rgs, Aleksander
snuggleaphagus
(4146) 2005-07-16 13:48
Bom Dia Fernando
Gosto imenso de azulejos e continuas a mostrar uns tao lindos. A testura da pared ficou fantastica. Linda luminosidade e as cores estao boas.
Uma foto simples mas elegante.
Abracos
cristina
Galmeida
(12559) 2005-07-16 15:32
Olá Fernando,
Mais uma excelente foto de uma simples mas bonita e antiga janela portuguesa. A luminosodade está excelente bem como o enquadramento. As tonalidades do azul são magnificas.
Bom trabalho neste tema.
Parabens.
Fernando
Photo Information
-
Copyright: Fernando Machado (fer)
(1478)
- Genre: Miejsca
- Medium: Kolorowe
- Date Taken: 2005-07-00
- Categories: Architektura
- Wersja zdjêcia: Oryginalna wersja
- Temat(y): Unusual windows., Windows and doors, Windows of the World [view contributor(s)]
- Date Submitted: 2005-07-16 12:08